Ao longo da jornada de pouco mais de nove meses de gestação, seu corpo vai passar por muitas transformações A sua mente também será impactada com pensamentos e emoções inesperadas surgindo. Os treinos de Pilates para gestantes não possuem impacto, aumentam a flexibilidade, equilíbrio, força e tônus muscular e são ideais para ajudar as futuras mamães a encararem os desconfortos da gravidez. Além disso, as aulas também preparam o corpo para um parto mais saudável, inclusive para os bebês.
As sessões de Pilates para gestantes são procuradas pelas futuras mamães que querem manter o corpo em forma e, ao mesmo tempo, aliviar dores, melhorar a postura, melhorar o humor e se manterem mais dispostas. Os treinos são desenvolvidos de acordo com as características de cada mulher e da fase da gestação em que ela se encontra, para evitar movimentos e posturas arriscadas, que podem prejudicar mãe e bebê.
A partir do segundo trimestre, por exemplo, são evitados exercícios deitada de costas, pois o peso do bebê no útero pode pressionar a veia cava, que leva o sangue dos membros inferiores para o coração, prejudicando a circulação. Por esse motivo, é importante praticar os exercícios com o acompanhamento de um fisioterapeuta experiente.
Benefícios do Pilates para gestantes
A seguir, alguns benefícios para as novas mamães que decidirem cuidar da saúde em aulas de Pilates para gestantes.
Reduz dores lombares
O peso da barriga durante a gestação muda o centro de equilíbrio do corpo, inclinando-o para frente e exigindo muito da musculatura das costas, acionadas para equilibrar a postura. Ao fortalecer os músculos abdominais profundos, os exercícios de Pilates aumentam a resistência, melhoram a sustentação e reduzem as dores lombares e melhoram a consciência postural.
Reduz os inchaços
A retenção de líquidos é muito comum na gravidez e provoca inchaços nos membros, principalmente nas pernas. Nas aulas de Pilates para gestantes, as alunas aprendem exercícios de fortalecimento das pernas, que amenizam os inchaços e o aparecimento de varizes.
Prepara para um parto saudável
O assoalho pélvico é um grupo de músculos localizado no fundo da bacia, na cavidade pélvica e funciona como um tapete. Lá, estão o útero, os intestinos e a bexiga. Esse grupo muscular é muito exigido durante a gravidez e durante o trabalho de parto. O fortalecimento da região pélvica e do abdômen, conseguidos com os exercícios de Pilates, vai ajudar a suportar as contrações e proporcionar mais força para ajudar na expulsão do bebê na hora de seu nascimento.
Aumenta a qualidade do sono
Os treinos de Pilates na gestação, assim como outras atividades físicas, promovem liberação de endorfina, aumentando o relaxamento e o bem-estar. Isso contribui para melhorar a qualidade do sono das futuras mamães que, quando se encontram em estágios mais avançados da gravidez, têm dificuldade de encontrar uma posição agradável para dormir devido ao tamanho da barriga e da movimentação do bebê. Com o sono em dia, a futura mamãe sente-se também mais disposta para sua rotina diária.
Ajuda a controlar a respiração
Uma respiração profunda e de qualidade, um dos princípios do método Pilates, é importante para o perfeito desenvolvimento do bebê. Além disso, o controle do movimento respiratório é benéfico para o momento do parto.
Aumenta o condicionamento físico
O ganho de peso durante a gravidez é normal, mas o sobrepeso, um problema também muito comum, oferece ameaças para a mãe e a criança. O fortalecimento muscular das sessões de Pilates para gestantes ameniza a lentidão e o mal-estar provocados pelo ganho de peso, tornando as mulheres mais dispostas e resistentes.
Quer saber mais?
Se você ficou interessada nas aulas de Pilates para gestantes e quer saber mais, entre em contato com a gente. Além de cuidar da sua saúde e do seu bebê, você ainda terá a oportunidade de fazer novas amizades aqui na Animus, sua clínica de fisioterapia e Pilates no coração de Nova Lima.
Se tem alguma dúvida ou já fez aulas de Pilates na gravidez, deixe um comentário para a gente e para as futuras mamães que querem cuidar da saúde.