Pilates para todos

Crianças, jovens e adultos, sedentários ou não, podem ganhar força, definição, flexibilidade e concentração mental através da prática  

Diferentemente de outras atividades físicas tradicionais, o método Pilates trabalha todos os grupos musculares, dos pés à cabeça, resultando em uma melhoria integral do organismo. Quem pratica, passa a ter mais força, flexibilidade, definição muscular, equilíbrio e concentração mental. Os exercícios também corrigem a postura e melhoram a respiração. 

O Pilates é uma ferramenta poderosíssima que melhora o condicionamento físico e pode ser usada na prevenção e recuperação de lesões. Pessoas ativas ou sedentárias de qualquer idade podem praticar, desde que não haja contra-indicação médica e que sejam respeitadas as características individuais.

A avaliação individual aplicada por um fisioterapeuta é fundamental, pois fornece informações aprofundadas sobre a condição de cada paciente, assegurando a eficácia e os bons resultados do método.

Benefícios do Pilates

Os exercícios de Pilates desenvolvem os músculos abdominais profundos e os músculos próximos à coluna vertebral, fortalecendo o centro do corpo, corrigindo a postura e eliminando as dores lombares.

Os pacientes desenvolvem uma musculatura longa, forte e definida, diferentemente dos músculos curtos e volumosos resultantes de exercícios de musculação, por exemplo.

Exercícios de Pilates ativam os músculos profundos do abdômen, atingindo regiões que não são trabalhadas durante os abdominais tradicionais.

Ao incentivar os praticantes a executarem os movimentos com atenção total, o Pilates proporciona a coordenação de corpo e mente.

Como possuem baixo impacto e são realizados dentro da amplitude permitida, os exercícios são usados na prevenção, recuperação e reabilitação após lesões.

A criação de hábitos saudáveis, o trabalho mental e as mudanças na respiração impactam diretamente o sistema nervoso, reduzindo o estresse e as tensões musculares.

A prática do Pilates desenvolve, ao mesmo tempo, a estabilidade e a mobilidade da coluna, auxiliando na sustentação do corpo e na  amplitude dos movimentos.

Quando os músculos são exercitados, as veias são comprimidas e impulsionam o sangue para o resto do corpo. Ao coordenar os movimentos com a respiração consciente e correta, o Pilates melhora a circulação sanguínea, combatendo e prevenindo doenças circulatórias como varizes e AVC.

Os treinos desenvolvem a coordenação motora e o equilíbrio em exercícios funcionais que combinam movimentos de membros superiores e inferiores em equipamentos e no solo.

Nome do profissional

Especialidade

Nome da profissional

Especialidade

Confira também