Reabilitação ATM

Os exercícios de fisioterapia para tratar disfunções na ATM eliminam dores, corrigem a mastigação e outros movimentos executados pela mandíbula 

ATM é a sigla para articulação temporomandibular, uma pequena e importantíssima articulação que é responsável pela fala, mastigação e outros movimentos executados pela mandíbula. A ATM está localizada entre a mandíbula e o crânio, à frente do ouvido.

Dores de cabeça, de ouvido, no fundo de olho e dores durante a mastigação são alguns dos sintomas comuns de disfunção na ATM. Zumbidos no ouvido, tonturas, vertigens, estalos, desgaste dental e travamento da mandíbula também podem ser sinais de problemas na articulação.

Geralmente, as disfunções na ATM são causadas por dentes tortos, desalinhados ou ausentes, próteses mal colocadas e bruxismo. 

O diagnóstico é feito por um fisioterapeuta e um dentista, que definem juntos qual será o tratamento mais adequado para cada paciente. 

A reabilitação conta com técnicas de alongamento, fortalecimento muscular, estabilização e relaxamento. Além disso, também podem ser utilizados aparelhos de laser, ultrassom, placas de mordida, aparelhos ortodônticos e até intervenções cirúrgicas.

Benefícios

Os exercícios mandibulares são eficientes para tratar a dor miofascial e eliminar ruídos e estalos ouvidos durante a mastigação e a fala. 

O tratamento ajuda o paciente a restabelecer um padrão de vida normal e ensina técnicas de relaxamento, diminuindo também o estresse e a ansiedade.

O tratamento faz com que os músculos que levantam e abaixam a mandíbula funcionem com a mesma intensidade, corrigindo o movimento, aliviando a sobrecarga e restaurando a função da estrutura. 

Nome do profissional

Especialidade

Nome da profissional

Especialidade

Confira também