No final da década de 1990, academias de todo o país começaram a oferecer uma nova modalidade de exercício físico capaz de proporcionar força, resistência, condicionamento e flexibilidade. Na época, muita gente chegou a falar que a musculação estava com os dias contados e que o treinamento funcional, que utiliza a imitação de movimentos naturais como pular, empurrar, puxar, sentar e levantar para melhorar a performance de todo o corpo, era uma evolução natural na busca por um corpo sarado e saudável.
O tempo passou, as duas modalidades coexistiram muito bem, podendo até serem combinadas, mas uma dúvida surgiu: entre treinamento funcional e musculação, qual é o melhor?
Para te ajudar a decidir, explicamos como as duas modalidades funcionam, seus benefícios, desvantagens e para quem cada uma é indicada.
Treinamento funcional: variedade de exercícios e melhoria da performance de todo o corpo
Quem quer fugir das repetitivas e monótonas séries de musculação e não gosta do clima das academias tradicionais, tem no treinamento funcional um ótimo aliado.
Nesta modalidade, repetimos movimentos naturais como pular, correr, empurrar, agachar, puxar e lançar para ganhar força, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. O treinamento funcional melhora a performance de todo o corpo, deixando-o “mais inteligente”. Os movimentos ficam mais naturais e menos mecânicos.
As aulas combinam exercícios aeróbicos, de força e de equilíbrio e podem ser feitas individualmente ou em grupo.
As empolgantes sessões possuem um sem número de variações de atividades e podem utilizar acessórios como bolas, cordas, elásticos e cones, por exemplo.
Benefícios
Os benefícios do treinamento funcional são bem abrangentes. Além de otimizar a execução de movimentos comuns que executamos no dia a dia, ele:
- Fortalece todo o corpo
- Reduz o percentual de gordura
- Melhora a flexibilidade e o equilíbrio
- Define a musculatura
- Previne lesões
- Melhora a capacidade cardiovascular
- Melhora a postura
- Tem bom gasto calórico (500 a 900 kcal por hora)
Desvantagens
Uma das desvantagens mais comentadas do treinamento funcional é a dificuldade de conseguir volume muscular ou hipertrofia. Em outras palavras, não é a modalidade mais indicada para quem quer aumentar glúteos, coxas, peitoral, bíceps ou outros músculos isolados. A dificuldade de praticar sem acompanhamento profissional é outro dificultador
Musculação: hipertrofia e estética
Por mais que as variações no número de repetições e séries das sessões de musculação possam trazer vantagens diversas, o principal objetivo é a hipertrofia. Os treinos com halteres e aparelhos visam aumento da massa e volume em grupos musculares isolados em pouco tempo, o que não se consegue no treinamento funcional.
O praticante pode optar por malhar apenas braços ou pernas, por exemplo, e seguir repetindo movimentos e aumentando o peso utilizado com o passar do tempo.
Geralmente, os treinos de musculação são relacionados a atividades aeróbicas e dietas balanceadas, já que é importante reduzir o percentual de gordura para aumentar a massa magra.
Benefícios
- Aumento a massa muscular
- Melhora o sistema cardiovascular
- Aumenta a densidade óssea
- Melhora a postura
Desvantagens
As lesões por excesso de carga e movimentos incorretos e os treinos repetitivos e entediantes são desvantagens muito comentadas por praticantes de musculação. Além disso, a musculação por si só tem baixo gasto calórico e não ajuda muito quem quer perder peso.
Tabela de comparação
Conclusão
Ambas atividades físicas melhoram a saúde dos praticantes de várias formas, inclusive no desenvolvimento de uma mente mais saudável. De forma geral, a musculação é para quem busca força e hipertrofia e o treinamento funcional é para quem quer melhorar a performance de todo o corpo. Entendendo isso e tendo objetivos claros, você vai conseguir escolher entre estas duas ótimas modalidades.
Ainda tem dúvidas?
Se ainda assim você está pensando em fazer aulas de treinamento funcional em Nova Lima, quer tirar algumas dúvidas ou deseja assistir uma aula de perto, converse com um especialista da Animus Clínica. Nossa equipe, alunas e alunos estão animados para te ajudar a colocar o corpo em forma!
Já fez, está fazendo ou quer saber mais? Deixe um comentário!