Pilates para gestantes

Através da prática do Pilates, as futuras mamães diminuem dores e desconfortos, tornando-se mais dispostas e preparadas para o parto

Durante as semanas em que aguarda o nascimento de um bebê, a mulher passa por transformações físicas, hormonais e emocionais. 

Fica mais difícil se movimentar e se equilibrar, a curvatura lombar aumenta e a postura também é afetada. Inchaços, dores, enjoos e outros desconfortos são comuns. Além disso, muitas mulheres sentem-se inseguras em relação à sua imagem, devido às alterações no formato do corpo. 

Através da prática do Pilates na gravidez, é possível evitar ou minimizar alguns incômodos como incontinência urinária, dores na região lombar, sacroilíaca, pelve e costas, inchaço nos pés, dores nos punhos e intestino preso.

Os exercícios de Pilates para gestantes, específicos para cada trimestre da gravidez e que variam de acordo com o perfil da mulher e de orientações médicas, ajudam a suportar o peso da barriga, reduzem as chances de incontinência urinária e ainda acalmam o bebê. 

Os exercícios podem ser realizados já no primeiro trimestre, desde que haja liberação do obstetra.

Benefícios

As aulas de Pilates fortalecem o assoalho pélvico, tonificando o períneo, que sustenta a bexiga. Com a musculatura fortalecida, a gestante tem maior controle sobre a urina.

A prática de atividade física reduz a concentração de cortisol, hormônio do estresse, e libera endorfina, hormônio do prazer, na corrente sanguínea. A consequência disso é o relaxamento e o bem-estar da mãe e do bebê.

O Pilates para gestantes trabalha a musculatura do assoalho pélvico, onde o bebê se desenvolve, o que ajudará a gestante a fazer a força necessária para a passagem do bebê durante o parto.

Os exercícios de Pilates melhoram a circulação sanguínea, reduzindo a retenção de líquidos que provoca os comuns inchaços percebidos nas gestantes.

O ganho de peso durante a gestação deixa as mulheres indispostas, mais cansadas e lentas. As técnicas de respiração e de fortalecimento de toda a musculatura corporal minimizam esses desconfortos, proporcionando disposição, força e resistência.

O Pilates estabiliza articulações e trabalha o músculo transverso do abdômen. Dessa forma, a mulher tem mais condições de suportar o peso do bebê, a alteração no centro de gravidade e o relaxamento natural dos ligamentos durante a gestação. A coluna é estabilizada e as dores lombares diminuem ou desaparecem.

Nome do profissional

Especialidade

Nome da profissional

Especialidade

Confira também