Melhor idade

Redução de quedas, correção da postura encurvada, fim da incontinência urinária e aumento da autoestima são alguns benefícios das aulas de Pilates para idosos

Com o avanço da idade, percebemos transformações físicas, mentais e emocionais. Perdemos massa muscular, surgem complicações relacionadas ao coração, ossos e articulações, nossos reflexos e memórias são afetados e aparecem preocupações em relação à nossa independência.

Os exercícios de Pilates para idosos têm um grande impacto na vida de quem pratica. Ao melhorar a coordenação motora, fortalecer os músculos, proporcionar flexibilidade e recuperar o equilíbrio, alunos e alunas retomam uma rotina mais ativa, experimentando também aumento da autoestima.

A socialização durante os treinamentos é outro fator elogiado pelos alunos.

Benefícios

O enfraquecimento do períneo, que faz parte do assoalho pélvico, é responsável pela incapacidade de controlar urina, fezes e gases. Ao fortalecer essa musculatura, o Pilates pode colocar fim à incontinência muito comum em idosos.

O Pilates trata as dores resultantes do desgaste de cartilagens e ossos e de processos inflamatórios do sistema musculoesquelético.

Ao trabalhar músculos fracos, o Pilates aumenta a flexibilidade, a estabilidade e desenvolve a consciência corporal, reduzindo as lesões provocadas por quedas. O corpo fica mais firme e as correções de movimentos falhos, mais rápidas.

As turmas de Pilates são espaços de fala, escuta, relaxamento e convívio agradável. A socialização e a motivação coletiva acabam impactando positivamente a vida e o trabalho de quem pratica. As pessoas tornam-se mais leves, confiantes e bem humoradas. Todo esse contexto também ajuda a combater os sintomas da depressão.

Com o tempo, os praticantes idosos passam a se locomover com mais agilidade, flexibilidade, confiança e reduzem a postura encurvada.

A perda de massa óssea é um processo natural do corpo, mas pode atingir níveis críticos, resultando em doenças como a osteoporose. Ao fortalecer a musculatura corporal, o Pilates também melhora as condições das estruturas ósseas envolvidas por ela.

A medicina tem comprovado melhoras significativas em pessoas que aliam o Pilates a tratamentos convencionais de patologias como diabetes, artrite e doenças cardiovasculares.

Nome do profissional

Especialidade

Nome da profissional

Especialidade