Reeducação Postural Global (RPG)

Eficiente técnica para eliminar dores e corrigir a postura, a RPG pode ser aplicada em todas as idades, desde crianças a idosos  

A Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica fisioterápica criada pelo francês Philippe Souchard há mais de 30 anos. O método é baseado  em exercícios posturais específicos (em pé, sentado ou deitado) que trabalham determinadas cadeias musculares. O objetivo da técnica, que é exclusivamente manual, é promover o ajustamento na postura.

O diferencial da RPG é cuidar do corpo como um todo e não apenas a causa da dor. As sessões duram, em média, uma hora e são realizadas de uma a duas vezes na semana. A duração do tratamento varia de pessoa para pessoa e é determinada pelo fisioterapeuta após uma avaliação. Para que haja sucesso no tratamento, o paciente precisa praticar o que aprendeu em sua rotina diária. 

A RPG não tem nenhuma contraindicação e pode ser recomendada para todas as idades, uma vez que os exercícios e a intensidade são adaptáveis a cada tipo de pessoa ou problema.

Benefícios

Além de realinhar a coluna, o RPG ensina o paciente a andar e a sentar corretamente. Com o tempo, ele adota uma boa postura e passa a se movimentar mais naturalmente. 

Os exercícios de alongamento e fortalecimento do RPG vão, progressivamente, eliminando as dores nas costas e na região lombar. Eles também impedem que novos desconfortos apareçam.

A prática da reeducação postural global melhora a percepção e a conexão entre a mente e o físico. As pessoas tornam-se mais conscientes dos movimentos corporais, realizando-os adequadamente e aprimorando a autoimagem.

O tratamento de RPG alonga as cadeias musculares e aumenta os espaços intervertebrais. Dessa forma, diminui a compressão neural, a inflamação e, consequentemente, as dores dos pacientes com hérnia de disco.

Alini Niquini fisioterapeuta proprietária da Animus Clínica em Nova Lima
Aline Niquini

Fisioterapeuta

Confira também

Reservado para o título do CTA

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.