Pós-operatório

A ajuda de um fisioterapeuta é fundamental para a rápida reabilitação de pessoas que passaram por cirurgias ortopédicas 

Os protocolos de fisioterapia pós-operatória são fundamentais para a recuperação de pacientes que passaram por cirurgias ortopédicas de quadril, joelho, ombro, artroscopias e outras. 

Dividido em etapas, o tratamento alivia as dores e inchaços, auxilia no restabelecimento da amplitude e força dos movimentos e recupera o equilíbrio. O objetivo é resgatar a naturalidade de movimentos da função comprometida. 

A fisioterapia no pós-operatório também pode ajudar pacientes que tiveram membros amputados e receberam próteses. Um profissional vai ajudá-los a passar pela fase de adaptação até voltarem a realizar atividades do dia a dia. 

O acompanhamento pós-cirúrgico também pode ser feito na casa do paciente, caso ele esteja impossibilidade de se locomover ou considere mais cômodo. 

Benefícios

O papel motivacional do fisioterapeuta e os avanços do paciente durante o tratamento têm impacto psicológico positivo, auxiliando-o na recuperação da autoconfiança e autoestima. 

O tratamento emprega técnicas específicas para cada tipo de cirurgia, com o objetivo de ajudar o paciente a voltar a se mover da forma mais natural possível, recuperando a confiança e a autonomia.

A movimentação durante os exercícios estimula a circulação sanguínea, o que reduz inchaços e acelera a cicatrização da área afetada. 

Os exercícios promovem o ganho de força muito mais rapidamente em comparação com a recuperação em repouso. 

Alini Niquini fisioterapeuta proprietária da Animus Clínica em Nova Lima
Aline Niquini

Fisioterapeuta

Nome da profissional

Especialidade

Confira também